Um arquivo digital da Primeira Guerra

Cartas, diários, fotos de familiares, relatos de combates e outros documentos são reunidos em site criado em memória ao centenário do conflito
por Heloísa Broggiato
Soldados escoceses em Liverpool, na Inglaterra

Para marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, a Universidade de Oxford e a Europeana, arquivo digital multilíngue que reúne vasto material sobre o patrimônio cultural e científico produzido na Europa, trabalham em um projeto para retratar a guerra pela ótica de quem a viveu.

Os organizadores estão criando um grande arquivo que vai reunir fotos de família, cartas, diários e histórias inéditas das frentes de guerra em várias partes do mundo. O objeto é recriar o cotidiano dos cidadãos comuns durante os quatro anos do conflito, que provocou uma média de 8 mil vidas perdidas por dia.

Além de contribuir para o trabalho de historiadores, o projeto rendeu exposições itinerantes no Reino Unido, que serão levadas para França, Bélgica, Polônia, Países Bálticos, Bálcãs, Áustria e Itália. Atualmente, uma equipe da Europeana trabalha na Alemanha reunindo suvenires da época. A equipe espera ter o arquivo pronto até 2014, quando será possível acessar documentos públicos e privados e reconstruir os fatos de pontos de vista diferentes.

O conteúdo do site já está parcialmente acessível, inclusive em português, no endereço eletrônico http://www.europeana.eu/portal/.

 

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/um_arquivo_digital_da_primeira_guerra.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s