OSTALGIE: Saudades da Alemanha Oriental

OSTALGIE: Saudades da Alemanha Oriental PDF Imprimir E-mail
Escrito por Carolina Dantas
Ter, 22 de Dezembro de 2009 07:47
Símbolos da RDA em um museu em Dresden - Fonte: dpa/paSímbolos da RDA em um museu em Dresden – Fonte: dpa/pa

Ostalgie é uma palavra nova na língua alemã que começou a aparecer depois da queda do Muro de Berlim, mas que só se tornou popular nos últimos anos. Ela é a junção de Ost, que em alemão significa leste e Nostalgie, nostalgia. Em bom português, saudades do leste, que significou até 1989 Alemanha Oriental, a Deutsche Demokratische Republik (DDR), parte do país que após a Segunda Guerra Mundial ficou sob o controle do regime soviético.
A desilusão com a atual economia europeia e os índices de desemprego explicam a Ostalgie, segundo alguns estudiosos. Como as promessas de desenvolvimento econômico e social realizadas após a queda do muro não chegaram igualmente para todos, muitos buscam no passado o alívio para seus problemas. Até a falta de liberdade daquela época torna-se um aspecto subordinado a esses sentimentos.

Ao falar do assunto, a moradora da pequena Leer, no norte do país, Ulla Wagner se emociona. “Mesmo com a dificuldade, acho que foram os melhores anos da minha vida”, comenta. Quando o murou caiu, ela compartilhou com todos os alemães uma euforia profunda; porém, hoje, sente saudades. “Naturalmente não desejo que sejamos separados novamente, apenas lembro com carinho das coisas da DDR”. O sentimento de Ulla é compartilhado por milhares de alemães, independentemente da idade. Sofia Winkler, 23 anos, mal se lembra da queda do muro, mas coleciona uma enorme variedade de itens da Alemanha Oriental.

O cinema alemão contemporâneo também tem retratado este sentimento em filmes como “Adeus Lênin” e “A Vida dos Outros”. De certa forma, foi o sucesso mundial de “Adeus Lênin” que tornou a Ostalgie mundialmente conhecida, tendo conquistado adeptos até mesmo em outros países. O japonês Misuri Fujita, 23 anos, que hoje estuda germanística na cidade de Bremen, coleciona itens do leste alemão. O jovem consegue comprar produtos originais em bom estado de conservação na página na internet do Ebay mesmo quando está no Japão, provando que a Ostalgie, apesar de ser um sentimento tipicamente alemão, cativa e emociona pessoas do mundo todo.

http://www.alemanja.org/alemanha-historia/1572

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s