Lula: Popular ou Populista?

Por Danielle Patrícia.

Luís Inácio Lula da Silva, ou simplesmente “LULA” é um importante personagem do cenário político Brasileiro, e

destaca-se  por seu carisma e popularidade. Mas, o que este líder é, realmente, POPULAR ou POPULISTA?


O governo Lula pode ser considerado uma forma nova de populismo ?

A base social do governo Lula são os setores marginalizados , são os desempregados sem qualificação, os subempregados, os trabalhadores informais, os camponeses empobrecidos do nordeste que sustentam a faceta populista do governo Lula. A  política social do Governo Lula é representada principalmente pelo Bolsa Família, tanto por um discurso quanto por uma prática populista,  que individualiza, pulveriza os beneficiários, passando a idéia que o benefício é uma dádiva do presidente pai de família, de origem pobre e que vai tomar conta do “povo brasileiro”.  É nesse sentido que as políticas populistas são danosas para as classes trabalhadoras por desencorajar a  lutar por direitos sociais.

Com a expectativa de receber alguma ajuda do governo, esses setores, influenciados pela ilusão de um Estado protetor, não se organizam e não se constituem como classe em luta pelos seus interesses.  Lula não pode ser considerado populista na sua totalidade porque a sua política econômica não reserva nenhum privilégios às classes trabalhadoras, especialmente àquelas frações que formam a base de apoio ao lado populista do governo.

No entanto, em sua forma de governar ele   utiliza de vários recursos para obter apoio popular, tais como: Uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal afirmando não ser igual aos demais políticos, diz ser capaz de resolver todos os problemas sociais,inclusive opina em questões internacionais, o Brasil no seu governo, nunca deu “tanto o que falar”, seja por ser um governo polêmico em suas opiniões, como também por sua postura como governo.

Exaltando o Brasil internacionalmente, despertando no “povo” o orgulho de ser brasileiro.

Por estas razões, acredito que   o  governo Lula é neopopulista.

Um comentário sobre “Lula: Popular ou Populista?

  1. João disse:

    Não concordo que quem receba Bolsa Família não trabalhe mais, nem q o apoio de lula são as classes pobres, “desempregados sem qualificação” e o Nordeste.
    Lula consegue uma aprovação que ultrapassa a classe pobre e atinge intelectuais e burguesia.

    Porém o nacionalismo, o corporativismo e a mistificação eu concordo.

    Se Lula se aproveitou da sorte (alta das comodities, inflação controlada) ou foi um dos melhores governantes do Brasil só a história dirá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s