O dia de hoje na História – 3 de Agosto

Hoje começaremos nossa sessão “O dia de hoje na História”, eventualmente postaremos fatos relevantes dos dias das nossas aulas e neste específico, 3 de Agosto, há muito o que se falar.

Aconteceu em 3 de Agosto de:
1492 – Zarpa de Palos de la Frontera (Espanha) a frota comandada por Cristóvão Colombo, composta pelas três caravelas Pinta, Nina e Santa Maria, que mais tarde “descobriria a América”.
1914 – França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra Mundial. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho.
1980 – Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos Estados Unidos e por um amplo grupo de países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão. Mais tarde estudaremos a Guerra Fria e todo este contexto.

1988 – O fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil, é aprovado pela Assembléia Nacional Constituinte.
1997 – O aiatolá Ali Khamenei, máximo líder espiritual do Irã, confirma no comando do Estado o presidente eleito, Mohamed Khatami, anterior à Mahmoud Ahmadinejad.
2001 – O Fundo Monetário Internacional anuncia que emprestará 1,2 milhões de dólares à Argentina e ampliará a linha de crédito de 1,5 bilhões ao Brasil, para evitar que os problemas econômicos dessas nações se propaguem na América Latina. Veremos mais tarde os efeitos do neoliberalismo na América Latina.

2 comentários sobre “O dia de hoje na História – 3 de Agosto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s